Ghelfond Diagnósticos
Agendamento de Exames
No último século, sobretudo nas grandes cidades, assistimos a uma diminuição do consumo de alimentos ricos em ácidos gordos polinsaturados ómega 3 (presentes no peixe, alguns vegetais e frutos secos) e a um aumento do consumo de ómega 6 (carnes de vaca, porco, vitela; frango, peru, salsichas, óleos vegetais, ovos, leite e derivados, manteiga, margarinas e cereais), uma alteração prejudicial à saúde do corpo e da mente.

De facto, têm surgido cada vez mais estudos que indicam que os ácidos gordos ómega 3 são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares (como enfartes do miocárdio e arritmias), contribuindo para a redução dos fatores de risco, como o colesterol, triglicéridos e evitando a hipertensão arterial. São também essenciais para a prevenção de outras doenças como a diabetes, a artrite reumatoide, a osteoporose e vários cancros, e para o desenvolvimento cerebral e manutenção da memória e do raciocínio, prevenindo a arteriosclerose.

Peixe mais rico em ácidos gordos ómega 3 tem um papel muito importante na prevenção da depressão

Segundo os últimos estudos, os ácidos gordos ómega 3 são importantes para a prevenção de doenças psiquiátricas, como a depressão e algumas perturbações da ansiedade. Os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 têm uma elevada importância na composição do cérebro, representando 20% da gordura total. Destes ácidos gordos destaca-se o DHA, um dos ómega 3, que existe em concentrações privilegiadas nos fosfolípidos cerebrais e neuronais, tendo-lhe sido atribuído um papel neuroprotetor. O metabolismo destes ácidos é muito importante em vários processos implicados no envelhecimento cerebral e em doenças do foro psiquiátrico, como a depressão.

Ou seja, o consumo regular de peixe (seja fresco, congelado, salgado, seco ou em conserva, em duas ou mais refeições por semana), nomeadamente o peixe mais rico em ácidos gordos ómega 3, tem um papel muito importante na prevenção de uma série de doenças como as patologias cardiovasculares e as doenças psiquiátricas, como a depressão.


A importância do consumo dos ácidos gordos ómega 3 na depressão é ainda reforçada pelas previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estima que a doença depressiva seja em 2030 o primeiro diagnóstico mais incapacitante, seguido do diagnóstico de doença isquémica coronária. Pela sua saúde, coma melhor!

Fonte: Ciencia Hoje
Resultados de Exames
Com o uso de uma caixa d'água e uma ligação de cano PVC, o comerciante Mário Lúcio de Oliveira conseguiu economizar 1,5 mil litros de água por semana durante a limpeza da piscina de 18 mil litros que tem em casa, na cidade de Sorocaba, interior paulista. O gasto para montar a engenhoca foi de R$ 160

A dinâmica é simples: ao invés de lançar no esgoto a água da aspiração e filtragem, ele montou um sistema que envia a água turva para a caixa por um cano de PVC. Com um produto químico, ele faz a sujeira decantar no fundo do reservatório e depois devolve água limpa para a piscina.

Somente a água que ficou com a sujeira concentrada é enviada para o esgoto, cerca de 10 litros, segundo o comerciante. "Neste processo que fiz, a perda é mínima, ou seja, quase nada. Espero incentivar outros com esta atitude", afirmou Mário de Oliveira (veja no vídeo acima o passo a passo a passo).

O sistema foi criado pelo comerciante depois que um piscineiro comentou que muita água era jogada fora, sem necessidade. A família aderiu à nova técnica há dois meses. "Estou colaborando com o meio ambiente, não perde nada de água", completou.

O passo a passo da engenhoca foi registrado em vídeo pela filha do leitor, a estudante Joice dos Santos Oliveira, de 19 anos. O material foi enviado por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.

Fonte:G1
O que é câncer infantil?

Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais freqüentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de gânglios simpáticos), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles). Diferentemente do câncer de adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação, enquanto que o do adulto afeta as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos (câncer de mama, câncer de pulmão).

No adulto, em muitas situações, o surgimento do câncer está associado claramente aos fatores ambientais como, por exemplo, fumo e câncer de pulmão. Nas malignidades da infância não se observa claramente essa associação. Logo, prevenção é um desafio para o futuro. A ênfase atual deve ser dada ao diagnóstico precoce.

Leia Mais...