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Especial Verão - Comidinhas saudáveis para levar à praia

Quem nunca sentiu aquela "fominha" na praia? Muitas vezes nós acabamos esquecendo de comer durante o dia de sol e acabamos nos entregando às tentações de alimentos gordurosos e industrializados. Por isso,  vamos apresentar opções saudáveis para você levar para a praia e curtir da melhor maneira o seu relaxamento ao ar livre!

Os motivos para trazer o próprio lanche para praia são vários: segurança, por saber a procedência do que estará comendo; economia, pois quase sempre o que se vende na praia é mais caro, e, claro, compromisso com a saúde e bem-estar, já que a maioria das opções oferecidas na praia são calóricas e sem valores nutricionais.

Alimentos saudáveis para comer na praia:

  • Frutas- São opções refrescantes, que ajudam a repôr água e precisam ser refrigeradas. Entre as mais leves estão a maçã, uva, cereja e tangerina. Se preferir a fruta picada, pingue algumas gotas de limão para impedir que escureçam. Para complementar esse lanche, leve uma porção de oleaginosas, como as castanhas. Esta combinação garante saciedade e muitos nutrientes importantes.
  • Vegetais- Também são leves e com poucas calorias. Alimentos como a cenoura baby, o pepino cortado em tiras finas e o tomate-cereja, por exemplo são ótimas opções de acompanhamentos. Mantenha-os refrigerado e, para dar um sabor a mais, tempere com um pouco de sal marinho, sal rosa ou flor de sal com ervas.

 

  • Sanduíches naturais- São muito completos e podem até substituir uma refeição.

 

  • Frutas liofilizadas- No processo de fabricação as frutas perdem a água e se tornam um snack bem crocante. A ideia aqui é a mesma da combinação com a fruta fresca: coma uma porção da fruta desidratada combinada com uma das oleaginosas. Essas frutas são mais práticas, não precisam ser armazenadas em local resfriado.

 

 

  • Cookies integrais - Esses produtos,em pacotes individuais, têm a maior vantagem de a porção já vir separada e assim não tem perigo de fazer sujeira na bolsa ou exceder na quantidade.

 

  • Biscoito de polvilho -Mais uma opção sequinha que dispensa resfriamento. Também exige cautela quanto à quantidade porque, apesar de ser leve, é composto por carboidrato e em excesso pode elevar muito os níveis de açúcar no sangue. O ideal também é combina-los com uma porção de oleaginosas.

    *Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

 

fonte: http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-levar-para-comer-na-praia-veja-lanches-saudaveis-para-o-seu-dia-de-sol_a2320/1


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